O Governo do Estado de São Paulo investiu R$ 2 milhões, em 2008, na compra de equipamentos de ultrasom, urologia, litotripsia (que destrói o cálculo renal através de ondas de impacto) para equipar o “Hospital do Homem”, que ocupa uma área de 1,1 mil m² dentro do antigo Hospital Brigadeiro.
Em 15.06.2011, o Hospital Brigadeiro muda de perfil, tornando-se uma referência no estado como o primeiro hospital público especializado em transplantes de órgãos e altera o nome para Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo Dr. Euryclides de Jesus Zerbini.
O Hospital do Homem passa a ser chamado de Centro de Referência para a Saúde do Homem.
A unidade reúne especialidades médicas como Andrologia, Patologias da Próstata e Urologia.
O Departamento de Patologias da Próstata é dividido em dois setores: diagnóstico e tratamento das DST, prostatites (infecções da próstata causadas por bactérias e vírus) e prevenção do HIV e HPV; e tumores (câncer e hiperplasia benigna da próstata).
Já na área de Urologia, o Centro conta com profissionais de Nefrologia (hipertensão renovascular e transplante renal), Endocrinologia, Neurologia (disfunções da vesícula, uretrais e incontinência urinária) e urologias geriátrica e plástica.
Em Julho de 2011, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo adquiriu, por cerca de R$ 300 mil, equipamento de laser para tratar de pacientes com tumores benignos da próstata ou que sofrem com câncer de próstata em estágio avançado.
Pelas últimas informações que temos o Centro de Referência do Homem está atendendo, preferencialmente, casos mais graves, devido à grande demanda.
Atenção! A primeira consulta deverá ser realizada com um clínico geral em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que encaminhará o paciente ao Centro de Referência para Saúde do Homem.
Centro de Referência para a Saúde do Homem - Hospital do Homem Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2.651. Jardim Paulista São Paulo - SP Telefone: 11 3170.6100 - opção 1